domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação de Site

Olá, Pessoal

Bem sobre a avaliação de sites, existe vários itens que podemos discutir e analisar; vou me prender a navegabilidade, usabilidade e desgin. Para tanto estarei analisando o site da UNIFAP, Universidade Federal do Amapá. Vamos aos itens:
  • Navegabilidade - podemos dizer que é a facilidade proporcionada ao usuário na sua visita ao longo da informação e das páginas do site. O lema é: menos cliques e informações necessárias sempre à mão e numa sequência lógica. Na prática seria: a) todas as páginas do site deverão ter um menu sempre visível e de preferência no mesmo site - neste caso cada página tem um menu diferente; b) todas as páginas deverão ter maneira fácil de acessar a página principal - novamente neste caso não ocorre; c) nunca fazer páginas tipo "beco sem saída", só navegáveis com os botões "atrás" ou "adiante" do navegador - neste caso o quesito é atendido satisfatoriamente. Existem mais práticas mas no nosso caso ficaremos somente com essas 3.
  • Usabilidade - é a facilidade do acesso ao site. No caso da UNIFAP, as informações não são diretas, você precisa buscar em vários cliques o que se deseja.
  • Desgin - seria a aparência. O site não demostra conformidade com cores, as informações postadas parecem mais com um calendário e é muito poluído.

Este site já teve várias "caras", mas essa que hoje se encontra não agrada ao usuário, pelo menos é minha opinião.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário