quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quem é o professor de hoje?

Esta é uma pergunta muito simples ou não a ser respondida? Justifique a sua resposta.

25 comentários:

  1. Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
    Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público, etc.

    ResponderExcluir
  2. É muito simples!os professores de hoje vem ser o mediador no processo educativo dos alunos , e juntos constroem o conhecimento. O aluno com seu conhecimento prévio da sua realidade, seu dia-a-dia. E o professor-mediador com seu conhecimento teórico/cientifico e com a sua prática docente.Mas para que isso aconteca é preciso ter envolvimento e comprometimento com a educacao.

    ResponderExcluir
  3. O educador de hoje também precisa atualizar seus conhecimentos principalmente para analisar as mudanças que ocorre em nossas práticas, na sociedade atual. Daí a necessidade da formação continuada do profissional docente para que dessa forma ele possa proporcional uma educação de qualidade aos seus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Somos a razão de ser da educação... Somos os responsaveis pelo futuro de muitos seres humanos que serão afetados direta ou indiretamente por nós. Por exemplo, Você lembra da sua professora de Português da 5º serie? se lembra ela foi tão importante para sua formação hoje como um prato de comida... e mais...
    lhe deu a segurança de que aprender é simples e que fica gravado para sempre...
    Somos seres inigualaveis preocupados com a vida e a formação de outros sem olha (para a grande minoria) a quem...

    ResponderExcluir
  5. Analisando vivências em estágios, posso concluir que nossos professores estam desqualificados, segundo o que aprendemos no curso de Pedagogia e o que vivo até hoje como educanda. A educação até hoje não valoriza as experiências extra-escolares, o que vale é apenas o conteúdo, a nota. Mas é por todos as falhas e por todos os que se esforçam por uma educação de qualidade, que hoje curso Pedagogia, e tenho orgulho de dizer que sou PEDAGOGA, mas não uma pedagoga, mas a PEDAGOGA, com idéias e sonhos. E o que seria da realidade se não fossem os sonhos?

    ResponderExcluir
  6. O docente de hoje é um herói..., pois precisa superar os vários obstáculos enfrentados diariamnete na sua profissão de educador como: turmas lotadas, escolas inadequdas para a realização de um bom trabalho e ainda a devalorização da profissão pela sociedade. Percebe-se que a maioria dos professores estão comprometidos com a educação e com a qualidade do ensino. ELes são responsáveis pela nossa formação e vai sempre fazer parte da nossa história.

    ResponderExcluir
  7. O professor de hoje precisa estar engajado no processo da construção do conhecimento, das novas transformações que ocorre no mundo atual.
    Desse modo é importante o trabalho em conjunto, onde o professor assume o papel de mediador , permitindo e estimulando a curiosidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. Ser professor é tarefa árdua, é umas das profissões que formam outros profissionais, o mesmo está presente em todos os momentos da vida escolar (educação infantil, fundamental e medio), nas graduações, nos cursos, modulos, em fim, é uma personalidade importantissíma no contexto educacional, econômico, politíco e social. Acredito que à Educação Escolar é um dos meios de se obter êxito na vida, e melhor ainda com o auxilio de profissionais engajados nesta luta, de construir um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  9. O professor de hoje é o retrato da incerteza do mundo e da sociedade de modo geral, ele se tornou um reprodutor de conteúdos que é vazio de ideologia e que não acredita mais na utopia da mudança da realidade comtemporânea, é sem sonhos, é apenas um funcionário público que entende seu público (os alunos)!!! Educar em tempos de desesperança, que tarefa difícil!!!!

    ResponderExcluir
  10. O professor hoje está sendo cobrado por suas atitudes e seus metodos que utiliza com seus alunos, possuimos diferentes mecanismo para medir o grau de suficiência do aluno em questão de média porém o professor não é questionado, nesse sentido, a cobrança se torna maior diante do baixo nivel das notas dos alunos então não vemos mais o aluno isolado com a nota mais observamos o professor com seus procedimentos e tais normas bla bla bla que diante de uma prova vê seus resultados correndo rio abaixo diante das águas das críticas.

    O que é professor é ser um multiprofissional diante das diversidade encontrada em sala de aula com um publico em média de 37 a 45 alunos por sala, além de ser professor ele reune em si psicologo, auxiliar, confidente, protetor, acima disso e mais outras coisas mestre. Como dizia certo alguém cujo nome não recordo... O professor poderá ser taxado e criticado por seus alunos jamais serão esquecidos... Então somos responsáveis pelo novo dia do amanhã.

    ResponderExcluir
  11. Ei mais não esquecemos que as pesquisas analizam parte analitica da categoria então os profissionais da educação são taxados por uma parte que não trabalha em meio a um mundo de levas, observamos que forma-se a cada dia professores que são apaixonados pelo que fazem e dignos de resultados que merecem todo respeito. Mais até o presente não observamos nenhum professor que vá a midia televisiva defender a categoria em questão... Professor é profissão seria que merece respeito mais existe como em qualquer outra profissão o mal profissional... E nisso ninguém é ileso

    ResponderExcluir
  12. Ser professor não é Facil, mas se torna prozeroso para quem se dedica. O professor de hoje tem se mostrado capaz de superar obstáculos da docência e conquistado espaço na sociedade. Mas infelizmente, em alguns casos essa profissão nao é valorizada, provocando um disistimulo para alguns profissionais.E hoje buscamos um Educador comprometido com a nossa educação, esses sim ajudam nesse processo.

    ResponderExcluir
  13. É bem difícil caracterizar o perfil do profissional da educação de nossos dias, uma vez que vivenciamos uma dualidade de representações, há os que seguem a prática educativa conservadora e uma minoria que ainda acredita na educação como "instrumento de transformação". O fato é que percebidos como seres de grande importância a formação dos individuos é necessário o comprometimento profissional.Porém, não se pode esquecer a desvalorização atribuída a profissão do docente. É notório, que muitos não consideram o seu devido valor seja na remuneração ínfima que recebem, como também na falta de recursos necessários no processo de ensino-aprendizagem. Talvez seja esse o motivo de parte significativa seguir a reprodução de conteúdos percebidos no ensino conservador.

    ResponderExcluir
  14. o professor de hoje é uma pessoa que exerce diversas funções ,alem da sua função de educar.Ele é pai, psicólogo,médico e EDUCADOR.Não que ele queira assumir essas funções,mas ele as assume,pois sua profissão exerce grande influencia na sociedade e no futuro dos educandos.EIS O PROFESSOR DE HOJE!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Torna-se imprecindivel fazer uma ampla reflexão para responder quem é oprofessor de hoje?
    Primeiramente faz-se necessário notar que vivemos em uma sociedade totalmente influenciada pele politica, religião, amor, odio,etc. E oprofessor de hoje necessita se adequar as tais disparidades que na escola não se mostram diferentes.
    Para realizarmos um pensamento tautológico sobre tal temática podemos discorrer sobre os pensamentos de Morin (2000)no livro os sete saberes necessários a educação do futuro, onde o autor defende que a educação eo educador tenha que estar pronto a lidar com novidades no campo educacional como oerro sendo que esse não é tão novo assim, a compreensão, a pertinencia do conhecimento e sobre tudo a sua divisão e é realmente o que o professor atual tem que fazer atuar onde a educação mostruo e mosta fragilidade porém para que isso ocorra é preciso que tal profissional tenha algumas competências que defende Perenoud (2000), onde o educador tem que saber agir e refletir em suas atividades.

    ResponderExcluir
  16. Essa é uma pergunta difícil de ser respondida,pois o professor vem assumindo muitas funções que divergem do seu papel de ensinar,ficando portanto assim,difíl decaracterizá-lo.

    ResponderExcluir
  17. Este talvez seja um questionamento aparentemente fácil de ser comentado ou discutido quando se tem em mente o tipo de profissional que se deseja ser, porém quando se trata em como atuar esse papel social na sociedade torna-se dificil, pois o professor acaba redefinir sua postura diante das transformaçoes que ocorre no espaço em que este inseri-se.Houve uma época em que o educador exercia um papel de detentor do conhecimento caracteristica de uma concepção tradicionalista de educação, hoje numa concepção socioconstrustivista, o professor assume a postura de mediador, facilitando o processo de interaçao dos alunos com o meio social, com os objetos do conhecimento e entre si, sem jamais tornar-se o centro do conhecimento. Acredita que o melhor professor é aquele que ensina a aprender, e ao ensinar aprende junto com o aluno.

    ResponderExcluir
  18. De um modo geral, a educação vive um momento de tensão relacionada à teoria e à prática, ou seja, entre o que devem ser os educadores e o que estão sendo na atualidade. De acordo com as experiências vivenciadas em práticas e estágios percebe-se que há professores comprometidos com ato de lecionar e estão preocupados com a sua formação contínua e por isso, consegue dinamizar as aulas e mediar o processo de ensino-aprendizagem, essa pelo ou menos deveria ser a perspectiva do professor de hoje. Por outro lado, existe aqueles descomprometidos e sem dedicação com a profissão.

    ResponderExcluir
  19. O professor de hoje precisa estar engajado com a sua profissão. Ter comprometimento com o que faz é fundamental para exercer a prática docente. A educação necessita de profissionais qualificados e que realmente estejam dispostos a encarar o processo de ensino-aprendizagem de forma séria e com muita competência. Afinal de "profissionais" descomprometidos este país já está cheio. Agora na acadêmia entendo o real sentido do educador e a sua importância para a sociedade. E é por esse motivo que acredito cada vez mais, que o docente precisa conhecer a realidade do local onde está inserido e a partir desse princípio iniciar o processo de ensino-aprendizagem, entre professor e aluno, pois todos têm a capacidade de aprender um com o outro. Somos seres que estamos em constante processo de evolução.

    ResponderExcluir
  20. Nossa é uma pergunta díficio de ser respondida,vemos que a cada dia novos saberes e tecnológias são desenvolvidas em nossa sociedade denominada de "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO" é o professor mediador entre o conhecimento produzido por esta cultura e o aluno tem o papel de não só transmitir este saber como preparar o aluno para enfrentar os desafios da vida.Assim vejo o papel do professor muito além das obrigações de cumprir os conteúdo programático, ele deve ser principalmente amigo de seus aluno e pronto para ensinar bem como aprender com eles. ques

    ResponderExcluir
  21. O professor de hoje não é o dono do saber,ele é um facilitador do processo de ensino-aprendizagem.Mas para que isso ocorra de fato,é preciso que ele esteja comprometido com a sua prática,buscando novas alternativas de ensinar,conhecendo teorias e etc.E toda esta busca por novos conhecimentos acontecerá através da formação continuada do professor,da sua atualização profissional.Portanto se o educador possuí esse comprometimento,e se a sua qualificação refletir no aprendizado do aluno,consequetemente pode-se almejar uma educação com qualidade.

    ResponderExcluir
  22. O professor de hoje e de sempre é antes de tudo um ser humano com sonhos e desejos, os quais determinam suas ações.
    É alguém que "acorda o dia" e dorme super tarde;
    É alguém que tem mais de um emprego, um trabalho;
    É alguém que, as vezes mesmo sem pretender, entrelaça sua vida com muitas outras vidas num espaço chamado sala de aula;
    É alguém amado, mas também odiado;
    É respeitado, mas as vezes desvalorizado;
    É um profissional que cobra, em contrapartida é super-cobrado;
    Compartilha e constrói conhecimentos;
    Na verdade não há uma fôrma que defina o professor hoje e nunca, o que existe são interfaces de professor;
    Mas eu ainda digo: o professor é uma ostra que produz muitas perólas.

    ResponderExcluir
  23. O professor de hoje ainda continua sendo uma das figuras mais importantes dentro de uma sociedade. È uma pena que seu trabalho ainda seja desvalorizado e desmerecido, professor muitas vezes chega a ser mais importante que pai, pois tem o dom de compreeender, aceitar e respeitar os sonhos, os anseios e as vontades de seus alunos.Reconheço que alguns professores não se dão conta do que representam, principalmente para seus alunos, e por isso mesmo não valorizam seu próprio trabalho. Mas, a maioria de nós sabe perfeitamente qual seu papel na vida de um aluno: educá-lo para que ele seja, acima de tudo, um cidadão que saiba seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  24. O professor de hoje é um ser que precisa estar em constante aperfeiçoamento, seu trabalho requer uma pesquisa incessante sobre a melhor maneira de colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade.
    O professor de hoje é visto de várias maneiras: o salvador da pátria, o carrasco, o pai, o profissional multifuncional(com diversas funções), enfim... Denominaões que ofuscam o verdadeiro sentido de ser professor: educar pessoas para que elas possam fazer uso desses ensinamentos pelo resto de suas vidas, nada além disso!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ser professor é ter a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno demonstra-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
    Ser professor é pensar em cada detalhe daquela aula que, mesmo realizada todos os dias, é e será única e original...
    Ser professor é transformar o cansaço em uma aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
    Ser professor é importar-se com o outro e crescer juntos com atenção, amor e cuidado.
    Ser professor é apontar caminhos, e deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

    ResponderExcluir